quarta-feira, 31 de março de 2010

Visita Canônica

Iniciará Hoje dia 31 de Março Aqui em Nossa Comunidade a visita Canônica. Estará Conosco Nesses Dias o Provincial dos Filhos do Imaculado Coração de Maria no Brasil Padre Oswair Chiozini que Visitará toda a Comunidade Paroquial e as Casa da Congregação aqui em Maceió. Peçamos a Deus que seja um período de Aprendizado e Muitas Graças. Desde já Desejamos ao Padre Provincial uma Boa Estadia em Nosso Meio.


Comunidade de Maceió.

Inicio da Atividade da Semana Santa.


Iniciamos com muita alegria os trabalhos na Semana Santa aqui em Maceió. No Domingo dia 28 Iniciamos Nossas Atividades como a grande Celebração da Entrada de Jesus em Jerusalém Celebrando assim o Domingo de Ramos. Na Segunda dia 29 os Padre, o Diácono e nos Seminarista estivemos nas Comunidades onde estamos Vivenciando a Experiência da Semana Santa realizando via sacra e em algumas comunidades a Celebração da Palavra. Já na terça feira dia 30 Celebrou-se o Encontro entre Jesus e sua Mãe Maria, a Celebração do Encontro aconteceu na Matriz de São José, e tivemos como Pregador Padre Fausto Pároco da Matriz foi um momento muito Rico e de Profunda Oração. Hoje dia 31 Estaremos reunidos na Catedral Metropolitana de Maceió Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres juntamente com o Arcebispo Metropolitano e o povo Deus para a celebração das trevas.

Bom até o Momento são essas as Informações da Semana Santa ao decorrer desses dia estaremos informando a todos sobre a Semana Santa aqui em Maceió.

Bruno César.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Semana Santa














Semana Santa, a mais importante do ano, quando celebra de maneira especial os mistérios da morte e ressurreição de Jesus. É um tempo privilegiado de graça que Deus nos concede, convidando-nos a refletir sobre a vida e a missão de Jesus, sobre seu sacrifício redentor, a fim de que realizemos uma verdadeira conversão, confrontando nossa vida com os ensinamentos do Divino Mestre.

A Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos, quando recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo simples recebe Jesus com entusiasmo, agitando ramos, aclamando-o como "bendito aquele que vem em nome do Senhor". (Mc 11,9) Apesar de tanta festa, o Salvador está chegando a Jerusalém para morrer na cruz, completar sua missão. E muitos que, nesse dia, saudavam festivos a Jesus, dias depois irão pedir sua condenação. É o contraste que marca nossa condição humana. No domingo também agitaremos ramos de palmeira, aclamaremos o Messias, não só recordando o acontecimento passado, mas professando nossa fé no Divino Redentor.
Depois, de segunda a quarta-feira, a Liturgia nos oferece para meditação textos bíblicos que ressaltam a missão redentora de Jesus. Nas nossas comunidades paroquiais muitas celebrações acontecem, ajudando-nos a viver melhor esses dias.

O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam como que uma só celebração, que resume toda a vida e missão de Jesus Cristo. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada solenemente no final da Vigília Pascal.

Na Quinta-feira Santa, recordamos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Na celebração da Ceia do Senhor, o gesto do lava-pés nos convida à humildade e ao serviço e nos lembra o mandamento novo que Cristo nos deixou. Depois de lavar os pés de seus apóstolos, Ele proclama: "Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei." (Jo 13,34)
A Sexta-feira Santa é o momento mais marcante da semana, que nos faz refletir sobre o grande amor de Jesus para com a humanidade, entregando sua vida para nos salvar. Por isso Ele pôde afirmar: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos." (Jo 15,12) Celebramos esse dia com a proclamação da Palavra de Deus e a adoração da cruz, "da qual pendeu a salvação do mundo". Tudo se cala diante do grandioso mistério de um Deus que se imola pela salvação de todos nós pecadores.
Mas a Semana Santa não termina na sexta-feira e sim no dia seguinte quando a Igreja celebra festiva e solenemente a Vigília Pascal, revivendo a vitória de Jesus que, vencendo a morte e o pecado, ressuscita glorioso. É uma celebração muito bonita e rica de simbolismos, como o fogo, a luz e a água, que lembram a vida nova que brota do Ressuscitado.

Pastoral Vocacional Vocacional. (Norte – Nordeste)

terça-feira, 16 de março de 2010

Comunidade em Festa



No Ultimo dia 14 do mês de março a comunidade claretiana de Maceió estava em festa, pois celebrávamos o Dom da vida de Jose Anderson Seminarista claretiano natural de Maceió alagoas. O seminarista Anderson teve a oportunidade de receber no seminário sua família dentre alguns amigos. Celebramos o dom de sua vida na santa missa as 19h00min horas na paróquia São José. Após o término, em comunidade no seminário, juntamente com toda sua família e amigos, cantamos então o grande Parabéns.
Desejamos votos de felicidades e que a bem aventurada Virgem Maria proteja e guarde sua vocação.

Confira Aqui Algumas Fotos






Bruno e Murilo

sexta-feira, 12 de março de 2010

Seminarista em Formação

Seminaristas em Formação


A Quaresma é um tempo de conversão que nos prepara para a maior festa cristã, a Páscoa.
Conversão essa, que nos configura com a pessoa de Cristo. No entanto, não acontece a conversão sem que conheçamos intimamente a pessoa de Cristo. Assim acontece com a nossa formação, precisamos nos aprofundar no conhecimento de tudo o que nos leva a Deus, para então abraçarmos com mais firmeza a causa de Jesus e nosso ministério.
Para isso, nós seminaristas claretianos estamos participando de encontros formativos que começaram no dia 07/03 e se estenderão ao longo desse ano no primeiro domingo de cada mês.No primeiro encontro tivemos a presença do padre Cícero, que falou sobre a origem do homem, e alguns temas abordados dentro da antropologia cristã, como a escatologia que é o estudo da vida após a morte e também sobre alguns comportamentos humanos.
Toda essa formação é sem dúvida peça fundamental para a nossa formação, pois o verdadeiro discípulo é edificado pela Palavra de Deus, e pela busca de seu conhecimento.
O carisma deixado por nosso pai fundador, Santo Antônio Maria Claret é justamente o ardor e a missão firmados na Palavra de Deus, motivo esse que nos impulsiona a conhecer sempre mais o que nos leva a Deus.
Além dessa formação, temos a oportunidade também de participar da oficina de oração e vida, acontecendo aqui na paróquia São José, no Trapiche da Barra em Maceió. O encontro está acontecendo todas as quartas feiras e terá uma seqüência de quinze encontros, que tem por objetivo nos levar ao encontro pessoal com Jesus através da oração.
Dentro do seminário a formação também continua. A cada dia podemos estudar uma dimensão da vida cristã e crescer a cada momento na vida fraterna e em nossos momentos de oração. É por meio de cada um desses momentos, que construímos a nossa vocação e daí então conseguimos responder ao chamado de Jesus com total segurança.
Ser formado é permitir a revelação plena de Deus, e por essa revelação somos impulsionados pela ação do Espírito Santo a amar a Deus de todo o nosso coração, processo que acontece a cada dia e pela nossa resposta ao Senhor.
Que Santo Antônio Maria Claret interceda por nós, para que o nosso coração esteja sempre em comunhão com a santa vontade de Deus e todos os seminaristas possam aprofundar nesse processo de conhecimento da verdade.




Murilo Mendes Felipe
Seminarista claretiano.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Campanha da Fraternidade 2010





Junto com a Quaresma começamos também a Campanha da Fraternidade. Este ano a CF é “ecumênica”, porque organizada pelas Igrejas que participam do movimento ecumênico. Aquelas igrejas que, em poucas palavras, apesar das divisões, continuam acreditando e sonhando na unidade, confiando sempre na oração de Jesus: “Pai, que sejam um, como nós somos um”.
Com o tema Economia e Vida, a CF nos convida a refletir sobre a influência da economia na nossa vida pessoal, na vida da sociedade e também sobre a nossa fé. É por isso que no lema entram Deus e o dinheiro: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. São palavras que encontramos no evangelho de Mateus, quando Jesus constata a impossibilidade de amar, de verdade e ao mesmo tempo, dois senhores.
A Campanha da Fraternidade 2010, como sempre, é uma proposta de reflexão à luz da experiência que vivemos e da Palavra de Deus no qual acreditamos. Quando percebemos algo de errado, de desumano e de excludente para a grande maioria das pessoas, precisamos parar para ouvir o grito dos que não participam da festa, precisamos aguçar a mente e o coração para enxergar novos rumos da nossa vida pessoal como também da vida em conjunto, na luta para uma nova humanidade mais solidária e fraterna.
Nesta altura quem não quer servir a Deus, sirva, ao menos, ao seu irmão com os mesmos direitos e deveres. No entanto se optar por servir ao Deus da Vida e do Amor, com certeza saberá amar mais também aos irmãos. O que não pode fazer é continuar a servir ao falso senhor que é o dinheiro. Esse ídolo levará à sua morte, a do planeta e a da humanidade inteira. Vamos mudar o rumo da história, antes que seja tarde demais.

Fontes da CNBB

quarta-feira, 3 de março de 2010

Pastoral Vocacional

Caríssimo Jovem;

É chegada à hora da colheita, e a messe do Senhor necessita de homens e mulheres que possam doar sua vida a serviço da construção do reino de Deus entre nós homens de boa vontade.
Se Você se Sente Chamado a Trabalhar na Messe do Senhor para Construção de uma Nova Sociedade, através do Anuncio do Evangelho a Todos os Povos, Venha nos conhecer mais de Perto entre em contado Conosco através do endereço abaixo:

Pastoral Vocacional Rua Manoel Moura 46
Bairro Trapiche da Barra. Cep: 57011 – 100 Maceió – Al.
Fone: (0 **82) 3326 – 8122
E-mail: Pvclar.claret@gmail.com

Nós missionários do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos) nos Sentiremos honrados com o seu Contado.


Alcimar Silva Lima
Promotor Vocacional
Bruno César Fernandes Dias
Pastoral Vocacional

Sejam Bem Vindos

A Você que Visita o nosso Blog, Seja muito Bem Vindo.

Este e um espaço para que Você nos Conheça um pouco mais e Saiba um Pouco das Nossas Atividades. Esse Blog Também será um Meio de Comunicação Entre a Pastoral Vocacional e os Vocacionados claretianos do Norte e Nordestes.